close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Inovação Tecnológica

Tinta solar? É possível? Cientistas querem implantar geração de energia em paredes!

Por

Thayane Moreira

30/11/2017

É enorme a quantidade de energia solar que os telhados dos brasileiros captam por meio dos painéis fotovoltaicos, com o crescente número de pessoas que se interessam e passam a ver o futuro solar sustentável! Produzir a própria energia solar em casa é excelente, por esse e outros fatores as pessoas buscam casas com essa opção de energia limpa, renovável, e cada vez mais barata.

Alguns cientistas estão elaborando ferramentas para que essa geração solar também aconteça por meio das paredes. É exatamente o que você acabou de ler: estão criando formas de fazer com que as paredes sejam usadas para isso, sem precisar encher as paredes com placas enormes. A ideia dos cientistas é utilizar uma tinta para parede com funções de placas solares que está sendo desenvolvida por pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (Austrália), sendo constituída por óxido de titânio e um composto sintético de dissulfeto de molibdênio.

A tinta que os cientistas buscam desenvolver tem um diferencial: ela absorve umidade e raios solares, sendo que o seu desempenho não muda mesmo exposta a diferentes condições do clima! Isso porque a tinta é capaz de separar o hidrogênio e o oxigênio presentes na umidade do ar, fazendo com que o hidrogênio isolado se torne combustível quando aplicado a células de energia.

Apesar de as expectativas serem de que a tinta não seja comercialmente viável pelo menos pelos próximos 5 anos, o produto final deve ser barato de produzir, segundo o pesquisador Dr. Torben Daeneke. Os cientistas dizem que as aplicações são bem numerosas, garantindo que cercas, galpões, e mesmo casas de cachorros poderiam ser pintadas com a tinta especial. O que ainda não se sabe é o preço da aplicação dessa tecnologia para os consumidores.

Quando esse material se tornar disponível para o mercado consumidor, vai se juntar a lista crescente de tecnologias inovadoras que movem a humanidade em uma direção contrária à opção pelos combustíveis fósseis, e rumo a um futuro de energias limpas e renováveis.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/energia-solar/118301-tinta-solar-cientistas-querem-levar-geracao-energia-paredes.htm

http://www.businessinsider.com/solar-paint-transforms-your-house-into-a-source-of-clean-energy-2017-6

https://www.rmit.edu.au/news/all-news/2017/jun/solar-paint-offers-endless-energy-from-water-vapour

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens