close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Inovação Tecnológica

Película é capaz de refrigerar qualquer ambiente, sem necessidade de usar gás ou energia elétrica.

Por

Rafaela Rosan

5/1/2018

Para a alegria de muitos, surgiu uma alternativa para substituir o ar condicionado. Se trata de uma película colocada sobre o telhado, acessível a todos os bolsos, mais “verde” e tão eficiente quanto o ar condicionado tradicional, prometendo substituir a tão utilizada opção de resfriamento, com zero consumo de energia.

 A invenção é de dois pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Ronggui Yang e Xiabo Yin criaram uma película que é capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade de usar gás refrigerador e energia elétrica. O estudo foi publicado na revista Science.

 A película atua no processo de filtragem dos raios solares que incidem sobre a atmosfera da Terra, que permite que alguns comprimentos de onda vermelha, trazendo o calor, escapem para o espaço sem nenhum obstáculo. O que os cientistas Yan e Yin fizeram foi a conversão do calor indesejado em radiação infravermelha no comprimento exato de onda que o planeta manda de volta.

Já o filme criado pelos cientistas é feito de polimetilpentano, que por sua vez é um plástico transparente encontrado no comércio e vem com adição de pequenos fragmentos de vidro. Revestido com prata em apenas um dos lados, o material é transformado em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro.

Quando a película é colocada sobre um telhado, o lado prateado fica do lado de baixo. Assim, a luz solar é refletida pelo lado prateado através do plástico, o que impede o aquecimento do ambiente. Além do mais, o calor interno também é liberado para a atmosfera.

O poder de refrigeração da película chega aos 93 watts por metro quadrado. À noite, por exemplo, sua capacidade é ainda maior. De acordo com os pesquisadores, cerca de 20 m² do filme são suficientes para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C em um dia em que os termômetros marcam até 37°C.

A  revista “The Economist”, informa que o filme pode ser produzido usando métodos tradicionalmente empregados pela indústria e com custo em torno de 50 centavos de dólar por m².

Fabricação da película.

‍Imagem: Universidade do Colorado/Reprodução

Referências:

http://engenhariae.com.br/meio-ambiente/pelicula-para-telhados-substitui-o-ar-condicionado-com-zero-consumo-de-energia/

https://www.portal-energia.com/cientistas-desenvolvem-pelicula-pode-alternativa-ao-ar-condicionado/

http://www.gazetadopovo.com.br/haus/wp-content/uploads/2017/03/pelicula-ar-condicionado-tecnologia-arquitetura-engenharia-design-resfriamento4.jpg

http://www.gazetadopovo.com.br/haus/tecnologia/uma-revolucao-pelicula-plastica-vai-substitui-seu-ar-condicionado/

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens