close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Mercado

Energia solar teve crescimento absoluto maior que combustíveis fósseis em 2017

Por

Caio Rocha

11/4/2018

O relatório “Tendências globais no investimento em energias renováveis 2018”, publicado pela ONU Meio Ambiente na semana passada informou que o setor de energia solar se destacou de maneira inédita em relação a nova capacidade de geração elétrica no ano passado.

No cenário mundial, foi estabelecido um novo recorde com a instalação de 98 gigawatts (GW) de nova capacidade solar, que superam até mesmo o total agregado de nova capacidade instalada de outras fontes renováveis. Em relação às fontes não-renováveis, as usinas de carvão tiveram um crescimento de 35 GW, as de gás 38 GW, as de petróleo 38 GW, e as usinas nucleares contribuíram com um aumento de 11 GW na capacidade de geração global.

O principal motivo por trás do crescimento da fonte fotovoltaica em 2017 foi o investimento chinês de 86,5 bilhões de dólares, para agregar 53 GW à matriz energética do país. Além disso, outro fator relevante foi os custos decrescentes da eletricidade solar e da energia eólica, que continuam impulsionando o aumento dos investimentos, segundo o relatório publicado pela ONU, em colaboração com a Escola de Finanças e Administração de Frankfurt e a empresa Bloomberg New Energy Finance.

O diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, acrescenta que “o aumento extraordinário do investimento solar mostra como o mapa de energia global está mudando e, o que é mais importante, quais são os benefícios econômicos dessa mudança”.

A geração atual das energias renováveis corresponde a cerca de 1,8 gigatoneladas de emissões de dióxido de carbono, o que equivale às emissões produzidas por todo o sistema de transportes americano. Dessa forma, além do benefício econômico ressaltado pelo diretor-executivo da ONU, as energias renováveis também trazem grandes benefícios sustentáveis ao planeta.

Fonte:

https://nacoesunidas.org/energia-solar-agregou-mais-capacidade-de-geracao-eletrica-que-combustiveis-fosseis-em-2017/

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens