close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Mercado

Energia Solar é a fonte de energia com crescimento mais acelerado em 2016

Por

Caio Rocha

27/10/2017

Pela primeira vez na história, a energia solar superou o crescimento das outras formas de geração, em 2016, superando inclusive o crescimento do carvão, alternativa mais poluente que era líder em novas instalações até então, e de outros combustíveis fósseis. A mudança se deve principalmente à queda dos preços, acompanhada de políticas governamentais, particularmente na China.

A nova capacidade de geração de energia solar sofreu um aumento de 50% em relação ao ano anterior, conforme análise sobre o mercado de energia renovável divulgada pela Agência Internacional de Energia (AIE). Esse aumento tem como base a geração de 74 gigawatts de potência a mais no mundo inteiro, geradas por placas fotovoltaicas de captação de energia solar. 

O estudo divulgado pela AIE diz ainda que a capacidade de energia solar deve aumentar em 43%, até 2022, indicando uma forte tendência de crescimento das energias renováveis nos próximos anos.

Como exemplo prático, a capacidade total de energia solar deve exceder as capacidades combinadas de energia total da Índia e do Japão, dentro de até cinco anos.

No caso específico dos Estados Unidos, o Departamento de Energia americano afirma que a energia solar está “mais financiável, acessível e predominante no país do que nunca”. Atualmente, o país comporta, por exemplo, um “parque de energia solar” capaz energia renovável suficiente para abastecer 11000 casas, no estado de Michigan. O custo de produção de energia solar no país vem sofrendo uma redução ano após ano, devido à expansão de terrenos de grandes dimensões cobertos com painéis solares.

Portanto, sabendo que dois dos principais pilares da economia mundial, os EUA e a China, estão investindo cada vez mais na expansão da capacidade de geração de energia solar nos seus países, e com isso, o custo de produção desse tipo de energia deve sofrer uma redução, ao longo dos anos, a tendência de adoção dessa alternativa, no mundo inteiro, parece ser cada vez mais forte e irreversível.

 

Fontes:

https://exame.abril.com.br/economia/china-impulsiona-boom-da-energia-solar-no-mundo/

https://www.cnbc.com/2017/10/10/michigans-largest-solar-park-will-produce-enough-energy-to-power-11000-homes.html

https://www.dn.pt/motor-24/interior/custo-da-energia-solar-atinge-minimos-historicos-nos-eua-8827487.html

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens