close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Artigos

É possível cruzar o mundo com energia solar?

Por

Caio Rocha

21/2/2018

Nos últimos anos, a adoção da energia solar como fonte de energia elétrica vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Isso ocorre de diversas maneiras, seja pela instalação dos módulos fotovoltaicos em residências e até complexos industriais, seja em usinas solares, que já alcançaram a marca de 1 GW em operação no solo brasileiro. Em casos alternativos, esse tipo de energia foi implantada em estradas, telhas, carregadores de celular e até mesmo em aviões.

Em julho de 2016, o avião Solar Impulse II, movido apenas a energia solar, completou uma volta ao mundo após aterrissar no aeroporto internacional de Abu Dhabi, mesmo ponto de onde começou sua jornada em março de 2015. Na última etapa da viagem, entre Egito e Emirados Árabes Unidos, a aeronave foi pilotada pelos suíços Bertrand Piccard e André Borscheberg.

O Impulse alcançou a marca de 42.000 quilômetros em 17 voos, para os quais necessitou de mais de 500 horas sobrevoando o mar de Arábia, Índia, Mianmar e China, os oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos, o sul da Europa e o norte da África. Na última etapa da viagem, entre as cidades do Cairo e de Abu Dhabi, foram 44 horas de voo direto, conforme a AFP.

Segundo Borscheberg, o Solar Impulse II foi a única aeronave experimental autorizada a sobrevoar cidades até então, e ao mesmo tempo o primeiro avião com resistência ilimitada. Pesando uma tonelada e meia, e com a largura de um Boeing 747, o Solar Impulse II consegue voar graças a baterias que armazenam a energia solar captada por 17.000 células fotovoltaicas em suas asas, o que lhe permite viajar a uma velocidade de cruzeiro de cerca de 50 km/h, que pode ser duplicada dependendo da irradiação do sol.

Fonte:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/07/impulse-ii-encerra-viagem-e-e-1-aviao-cruzar-o-mundo-com-energia-solar.html

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens