close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Mercado

Com pedido de adesão à Aliança Solar Internacional, Brasil mira crescimento no setor de energia fotovoltaica

Por

Gabriel Fiori

7/5/2018

No início de 2018, chegou ao Congresso Nacional a MSC nº94/2018, referente ao pedido de adesão do Brasil à Aliança Solar Internacional (ASI – International Solar Alliance, em inglês ISA), que representa uma coalizão intergovernamental com 121 países localizados entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, com alto índice de incidência solar.

A ASI teve início no ano de 2015, em Paris, durante a Conferência do Clima (COP21), e posteriormente foi formalizada em Nova Deli, na Índia, no segundo semestre de 2016. A ASI possui 3 objetivos definidos: (1) reduzir o custo da energia solar; (2) mobilizar mais de US$ 1 trilhão em investimentos para a implementação maciça de energia solar até 2030; (3) preparar o caminho para novas tecnologias usando o Sol como recurso primário.

A adesão à ASI fortaleceria a representatividade do Brasil em debates globais a respeito do tema, evidenciando o país como um importante protagonista na geração de energia fotovoltaica e, consequentemente, no avanço de fontes renováveis. É importante ressaltar que a adesão do país não implicará em custos nem em aportes de recursos brasileiros, assim, espera-se agilidade em relação ao tema junto ao Congresso Nacional.

Paralelamente ao interesse de adesão à ASI, recentemente o país aderiu à Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, do inglês International Renewable Energy Agency), se tornando um dos mais de 170 Estados Membros da organização. O IRENA se define como uma organização intergovernamental que apoia países na transição para um futuro com energias sustentáveis, se posicionando como a principal plataforma para a cooperação internacional na implementação de energias renováveis, agindo com constantes incentivos aos governos para a adoção de políticas mais limpas e sustentáveis para a crescente população mundial.

Cenário Nacional

Apesar do Brasil estar alguns anos atrasado em relação a outras nações na tecnologia necessária para a geração de energia fotovoltaica, o país possui forte potencial para o setor. A geolocalização por exemplo favorece um ótimo cenário para a captação de energia solar. A expansão nacional do setor é evidente, visto que o país atingiu a marca de 200MW de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica em 2018, instalados em residências, comércios e serviços, indústrias, edifícios públicos e na zona rural.

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), atualmente no Brasil existem 23.175 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede nacional, possibilitando economia e engajamento ambiental a 27.610 unidades consumidoras. Este total soma mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos acumulados desde 2012, ao redor de todas as regiões do país.

Hoje no Brasil, o consumo de energia solar se divide da seguinte maneira:

Consumo de Energia Solar no Brasil

Em 2012, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu a regulamentação que rege o segmento de energia fotovoltaica, e pela primeira vez após este marco os consumidores dos setores de comércio e serviços passaram a liderar o uso da energia solar, ultrapassando os consumidores residenciais.

Em relação ao número de sistemas instalados, a divisão se encontra da seguinte maneira:

N° de Sistemas Fotovoltaicos Instalados no Brasil

Consumidores Residenciais possuem esta alta concentração devido ao fato de que a potência dos sistemas instalados para estes consumidores são de potência reduzida, uma vez que as residências consomem menos energia ao longo de um ano, quando comparadas à comércios, indústrias ou edifícios públicos.

FONTES:

http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/nova-postura-nova-energia.html

http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/brasil-a-poucos-passos-da-alianca-solar-internacional.html

http://www.irena.org/solar

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2168385

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens