close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Inovação Tecnológica

Cientistas desenvolvem nova tecnologia para painéis solares inspirados nas borboletas Morpho Didius azuis

Por

Cintya Yeung

26/9/2017

Cientistas da Australian National University (ANU), inspirados nas asas da borboleta Morpho Didius azul desenvolveram uma tecnologia que poderá melhorar a eficiência dos painéis solares. A estrutura das asas desta espécie de borboleta é formada por nanoestruturas de formato cônico, que propagam a luz de forma a refletir a sua coloração azul.

 

De acordo com o Dr. Niraj Lal, líder do projeto, o problema que a ser resolvido é encontrar um meio de fazer com que a luz vá exatamente para o local ou direção desejados. E isto se aplica não apenas à produção de energia fotovoltaica, mas também a arquitetura, tecnologia de processamento de sinais e a tecnologia “stealth”, que utilizada para esconder aviões, navios e mísseis.

 

Ainda de acordo com Lal, a estrutura de nano cones presente nas asas da borboleta e que fora reproduzida por sua equipe permitiu com que a luz não apenas conseguisse ser direcionada, mas conseguisse refletir a cor desejada. Para os painéis solares, a intenção é fazer com que raios de cor azul, verde e ultravioleta sejam direcionados para as células fotovoltaicas, enquanto as luzes de cor vermelha, laranja e amarela seriam direcionadas para fora das células fotovoltaicas. Desta forma, a luz do sol captada seria melhor aproveitada. Para as outras aplicações, o objetivo seria fazer com que apenas algumas cores sejam refletidas, fazendo com que certas tonalidades se tornem transparentes, enquanto outras permaneceriam opacas.

Fonte: http://www.smh.com.au/technology/sci-tech/butterfly-wings-inspire-new-concepts-for-stealth-and-solar-technologies-20170517-gw6mrj.html

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens