close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Inovação Tecnológica

Cientistas desenvolvem janelas capazes de captar energia solar

Por

Caio Rocha

7/3/2018

No universo da ciência e da pesquisa, construções sustentáveis e novas formas de captar energia estão cada vez mais em pauta, tendo em vista a necessidade de levantar alternativas para diminuir os danos gerados pelo homem ao meio ambiente. A novidade mais recente são janelas capazes de mudar sua opacidade de acordo com os raios solares, e ainda captar energia dos raios solares.

Desenvolvidas por uma equipe de engenheiros da Universidade Friedrich-Schiller, na Alemanha, as janelas são muito mais funcionais, pelo fato de serem feitas com o design da Linha de Fluidos Wide-Area (LaWin). Essa tecnologia permite a alteração de opacidade e absorção do calor no ambiente, por meio de uma suspensão fluida de partículas de ferro que está contida dentro da janela em uma série de longos canais verticais.

Na prática, essa inovação gera mais economias, uma vez que a luminosidade do ambiente pode ser controlada através de um interruptor que desloca as nanopartículas fluidas de ferro, deixando a janela transparente. Além disso, as janelas são capazes de suportar sistemas de ar-condicionado interno, resfriando o ambiente por meio da energia captada da luz solar. Assim, a tecnologia promete reduzir o gasto com sistemas de refrigeração, que representa um custo enorme para prédios comerciais e residenciais, por exemplo.

Para utilizar esse produto, é necessário integrar os painéis LaWin aos vidros, o que é um processo fácil, por causa das tecnologias mais avançadas já existentes na fabricação de vidro, que envolve uma instalação semelhante ao processo de criação de vidros duplos e triplos.

O projeto de desenvolvimento das janelas, que devem ser comercializadas a partir de 2019, foi visto com bons olhos até pela União Europeia, que prevê investimentos de até 80 bilhões de euros em 5 anos, por meio do financiamento do Programa Horizonte 2020.

Fonte:

https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/126394-conhece-janelas-futuro-elas-captam-energia-solar-mudam-opacidade.htm

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens