close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Inovação Tecnológica

China inaugura primeira “estrada solar” do planeta

Por

Caio Rocha

1/2/2018

No dia 28 de dezembro do ano passado, a China, país que mais emite gases do efeito estufa no mundo, inaugurou a primeira “rodovia fotovoltaica” do mundo. A via tem capacidade de geração estimada em 1 milhão de kW/h por ano, por meio de um trecho de 1 km pavimentado com módulos fotovoltaicos, que seriam capazes de abastecer até 800 residências.

Os painéis solares ocupam uma área de 5.875 m² da rodovia, que fica na cidade de Jinan, conforme o portal EcoWatch. No chão, os painéis são colocados entre uma camada de concreto transparente na parte superior, e uma camada isolante na parte inferior.

O trecho de 1km ainda está em fase experimental, mas a ideia é que a tecnologia possa ser aplicada de outras maneiras, como em letreiros digitais, iluminação da rodovia, sistema de derretimento de neve, fornecimento de conexão à Internet e até mesmo para recarga sem fio de veículos elétricos.

O maior empecilho para expansão de projetos como esse, segundo especialistas, seria o alto custo desse tipo de projeto. O valor pago por cada metro quadrado dessa estrada (US$458,00) é muito superior ao do asfalto tradicional. Mesmo assim, alguns países vêm testando projetos similares nos últimos anos, como Holanda e França.

Fonte:

http://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/01/china-inicia-testes-da-1-rodovia-no-mundo-que-capta-energia-solar.html

https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/125887-criminosos-roubam-pedaco-estrada-solar-chinesa-dias-inauguracao.htm

https://www.ecowatch.com/china-solar-highway-2520728544.html

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens