close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Artigos

Brasil atinge marca histórica de 150 MW de microgeração solar fotovoltaica

Por

Caio Rocha

13/12/2017

O Brasil acaba de contabilizar a quantia de 150 MW em capacidade instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica. Ao todo, são 18.214 sistemas, instalados em residências, comércios, indústrias, edifícios públicos e na zona rural, todos conectados à rede elétrica, segundo dados da ABSOLAR, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. O crescimento é significativo, mesmo em ano de crise para o país, tendo em vista que no segundo semestre de 2016, o Brasil registrava apenas cerca de 4 mil instalações desse tipo.

A energia solar fotovoltaica responde por 75,5% da potência total instalada de microgeração e minigeração distribuída. Conforme levantamento da ABSOLAR, a fonte solar fotovoltaica lidera com folga o segmento, com 99% das instalações do País, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa e sustentável.

A associação estima que mais de R$1,33 bilhões tenham sido investidos no setor desde 2012, distribuídos ao redor de todas as regiões do Brasil, que abriga 20.518 unidades consumidoras em busca de economia e engajamento ambiental.

Atualmente, o consumo residencial lidera o uso da energia solar fotovoltaica, respondendo por 42% da potência instalada em território brasileiro, seguidos por empresas comerciais e de serviços (39%), industriais (9%), sistemas instalados na zona rural (5%), e edificações e serviços do poder público, também com 5%.

O Dr. Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, afirma que o crescimento da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica se deve a três fatores: o aumento de mais de 50% nas tarifas de energia elétrica nos últimos dois anos, a redução de mais de 75% no preço da energia solar fotovoltaica nos últimos 10 anos, e um desenvolvimento da responsabilidade socioambiental por parte dos consumidores, que são compensados também pela economia monetária com a adoção dessa fonte de energia.

Referências:

https://extra.globo.com/noticias/rio/captacao-de-energia-solar-cresce-300-em-ano-de-crise-22087676.html

http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/energia/energia-solar-fotovoltaica-atinge-marca-historica-de-150-mw-de-microgeracao-e-minigeracao-distribuida-no-brasil

http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/brasil-totaliza-150-mw-de-microgeracao-solar-fotovoltaica.html

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens