close

Newsletter

by pablo doe

I share on this Newsletter exclusive
photography tips and tutorials.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form
Artigos

A Idade da Pedra não acabou por falta de pedra

Frente a todas as mudanças climáticas que estamos enfrentando atualmente, cabe a questão, quando iremos deixar a Era do Petróleo?

Por

Fernando Monteiro

21/11/2016

Aos poucos podemos ver mudanças na matriz energética global em direção a fontes renováveis. No entanto, ainda estamos distantes de uma substituição completa dos combustíveis fósseis por fontes alternativas, ou será mesmo?

No mês passado, a Bundesrat, assembleia legislativa alemã, passou uma resolução para banir a venda de carros movidos a combustíveis fósseis na União Europeia até 2030. Apenas carros zero emissões seriam vendidos após este período, como carros elétricos e/ou movidos a células a combustível a base de hidrogênio.

A Bundesrat não possui nenhuma autoridade frente a União Europeia e não pode obrigar tais mudanças. No entanto, como o maior governo e a maior economia da União Europeia, a Alemanha exerce enorme influência no bloco e em outras organizações, como a ONU.

Essa mudança vem de encontro ao acordo climático de Paris, que irá combater as emissões de gases do efeito estufa a partir de 2020. Para cumprir as metas estabelecidas pelo acordo, a Alemanha, deve reduzir cerca de 95% das emissões de CO2 até 2050.

Com esta resolução a Alemanha abre caminho para que politicas concretas sejam implementadas na direção de um mundo pós Era do Petróleo. Vale lembrar que a Alemanha é um dos países com maior capacidade instalada de energia renovável, sendo que no dia 15/05/16, mais de 99% de sua demanda de energia às 14h, foi suprida por fontes renováveis (biomassa, hidráulica, eólica e solar).

Assim, a Idade da Pedra não acabou por falta de pedra e a Era do Petróleo irá terminar bem antes de acabar o petróleo.

...

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA DE E-MAILS

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Receba semanalmente nossas postagens